terça-feira, 20 de outubro de 2009

2 - Estômagos perfeitos, corpos perfeitos

Nota: Visitantes novos, leiam por favor os artigos por ordem de escrita;)


(O artigo está um bocadinho comprido por isso depois de lerem releiam as partes em bold para reterem o mais importante ok? (Digam lá que n sou amigo xD))


    Bem, vamos então começar.


    Já repararam que na adolescência até aos 16/17 anos os miúdos/as, e nós próprios (quando tínhamos essa idade) comíamos de tudo e não engordávamos ou pelo menos não engordávamos tanto como se comêssemos o mesmo agora?


    Isto acontece por vários motivos e para já vamos falar só dos que são relevantes para este tópico.


    Basicamente todas as funções do nosso corpo são controladas por hormonas e é necessário entender o funcionamento dessas hormonas e dos mecanismos pelos quais actuam de modo a pormos o corpo a funcionar como queremos. É impossível fazer a máquina do tempo voltar atrás mas podemos enganá-la e atrasá-la uns bons aninhos.


    Alguns de vocês vão dizer: “ah, e tal mas eu tenho 17 anos e sou gordinho/a por isso não é bem assim, eu como e engordo.”..... A verdade é que na maior parte das vezes, sim, é verdade. O que aconteceu foi que vocês chegaram à adolescência já gordinhos e continuam mais ou menos gordinhos. Não ganharam gordura depois de chegarem à adolescência, já a tinham qd lá chegaram. Se tivessem chegado à adolescência com uma reduzida percentagem de massa gorda o mais natural é que tivessem aumentado a massa muscular mais facilmente e tivessem mantido ou reduzido a percentagem de massa gorda.


    Agora a ideia, a minha ideia, é tentar levar o corpo a um estado em que funcione como funcionava quando tínhamos essa idade e no caso de quem ainda tem essa idade e tem problemas com perder peso/ganhar massa muscular fazê-lo funcionar como devia.


    Isto porque nessas idades, devido a um complexo mecanismo de regulação hormonal e muito particularmente devido ao papel desempenhado pela hormona do crescimento o corpo queima mais calorias, armazena menos gordura, cria músculo mais facilmente, leva mais tempo a cansar-se, recupera mais depressa e gera mais energia.


    A isto chamamos juventude. E teoricamente deveria ser a altura em que temos melhor aspecto e melhor figura (se bem que, felizmente para elas, muitas pessoas têm melhor aspecto agora do que quando tinham essa idade;).




    Agora vamos ao 1º conselho prático que gostava que vocês seguissem nas próximas semanas. Tem a ver com o que eu acabei de escrever mas não vou explicar para já a ligação entre uma coisa e outra porque acredito em explicar as coisas mas também sei que com demasiadas explicações as pessoas desligam...xD

    Objectivo para as próximas semanas: Se o nosso peso tem estado estável vamos continuar a comer a mesma quantidade de alimentos que estamos a comer agora, mas com a grande diferença de dividir essa quantidade de comida ao longo do dia num número de refeições 2 ou 3 vezes superior. Ou seja, vamos fazer umas  6   a  7   refeições diárias.


    Ou seja, em vez de comermos pequeno almoço (à pressa), almoço (enfarda brutos) e jantar (pesadíssimo), vamos dividir esses alimentos ao longo do dia.


    Para já não vamos evitar nenhuns alimentos dos que temos comido com uma única excepção que já vou dizer qual é e qual a razão. (Isso não quer dizer que vamos passar a comer porcarias tipo doritos e cenas dessas como snacks.....xDD)


    As razões para se fazer isto são várias, umas mais simples e óbvias que outras.


    Em primeiro lugar o estômago é um órgão que ao longo da nossa vida e consoante o uso que fazemos dele pode aumentar ou diminuir de tamanho.


    Se o nosso estômago for grande, precisamos de enchê-lo de muito alimento só para nos sentirmos saciados (uma pessoa de 300 kg. só se sentirá saciada se comer 2 ou 3 frangos inteiros por ex. porque tem realmente um estômago enorme.


    Uma das formas de fazer com que essa pessoa coma menos (porque efectivamente não necessita de tanto alimento) é por ex. remover-lhe uma parte do estômago. Outra forma é colocar-lhe um balão gástrico que nada mais é que um balão em silicone que depois de inserido no estômago é enchido com uma quantidade de líquido.


    O objectivo de qualquer destes dois procedimentos é reduzir, na práctica o tamanho do estômago e reduzindo o tamanho do estômago, este como é óbvio fica cheio mais depressa enviando mais cedo o sinal ao cérebro para que pare de comer.


    Já agora aproveito para dar um outro conselho relacionado com isto que é: comam por favor, devagar. O sinal que o nosso estômago envia ao cérebro a indicar que estamos cheios leva cerca de 20 minutos a chegar. Se comermos muito depressa, quando esse sinal chegar teremos comido por 20 minutos a mais do que aquilo que precisávamos de ter comido. Se durante esses 20 minutos tivermos comido devagar, acabámos por não comer muito mais. Se temos por hábito devorar a comida, esses 20 minutos representaram muuuuuita comida a mais......xD


    Voltando ao tema do estômago......


    O tipo de procedimentos cirúrgicos de que falei é para pessoas com grandes excessos de peso. Não é para quem não é obeso.


    Podemos no entanto obter o mesmo benefício, na escala em que precisamos ao fazermos refeições mais pequenas mas mais frequentes. Ao fazermos refeições menos volumosas o corpo vai entender que não precisa de um estômago tão grande e vai dar aos poucos início ao processo de o reduzir. Vai ser uma redução gradual e a verdade é que ele não aumentou de um dia para o outro por isso tenham paciência, a redução tb vai ser gradual.....


    Agora um pequeno aparte sobre o tal alimento que disse que deviam passar a evitar que é no fundo um hábito que sobretudo os jovens têm, que é o de beberem imenso, sobretudo refrigerantes às refeições. Para além de esse hábito prejudicar a digestão propriamente dita, vai também levar a uma maior acumulação de gordura e à tal dilatação/aumento do estômago que queremos combater, por isso vamos evitar isso ok? Vou pedir-vos que limitem essas bebidas a um copo, pronto, no máximo copo e meio por refeição.


    Voltando à redução do estômago.......à medida que essa redução for acontecendo vamos ter vários benefícios que vão perdurar no tempo:


     1. Vamos passar a ficar satisfeitos com menos comida e isso que dizer que vamos comer menos e apesar disso não vamos sentir fome.
     
    2. O tamanho da cintura vai diminuir (embora não necessariamente de uma forma drástica, mas será o suficiente para se notar), porque o estômago vai ficar mais pequeno.
   
    3. Ao deixarmos de comer mais do que o que necessitamos vamos perder peso de forma natural e progressiva e essa redução de peso não será temporária. Desde que adoptemos esses e outros hábitos alimentares saudáveis essa perda de peso será permanente.
   
    4. Como não vamos precisar de comer tanto e não vamos ter aquela sensação tão desagradável de fome, vamos poder passar a comer por gosto e a poder escolher exactamente o que nos apetece comer, e vamos passar a privilegiar a qualidade em vez da quantidade.
        Em Espanha costuma-se dizer “cuando hay hambre no hay mal pan” ou seja quando se tem fome toda a comida sabe bem, e efectivamente quando temos um apetite voraz comemos de tudo. Quando já não temos tanto apetite começamos a escolher mais o que comemos e derivamos mais prazer do acto de comer, da qualidade do que comemos e não tanto da quantidade.

    Para não alongar mais o artigo o vosso trabalho é pensarem em formas de fazer isto, ie, dividir a comida ao longo do dia. Ponham as vossas sugestões nos comentários mas entretanto também vou fazer um post com sugestões;)

    Por último e muitíssimo importante vamos fazer o seguinte: vamos comer só, só, repito, quando sentirmos fome e enquanto sentirmos fome, ie. se a meio da manhã temos fome e nos apetece comer, comemos alguma coisita. Se não nos apetece comer, não comemos. A não ser que queiramos (quem é muito magro por ex.) ganhar peso vamos adquirir o hábito de só comer quando tivermos fome. Mas se notarmos que o facto de não comermos qd não temos fome leva a que depois, à hora das refeições ditas principais. comamos muito mais, então sim, vamos comer fora delas mesmo quando não tivermos fome.

    A ideia de comermos mais refeições é perdermos o hábito de comer muito de cada vez e não se destina a habituar o corpo a pedir mais alimento que é um risco que corremos se o habituarmos a pedir alimento mais vezes por comermos mesmo quando n temos fome. O que aconteceria era que acabaríamos por comer o mesmo que comíamos nas refeições mais o que comeríamos fora delas. Ao almoço e ao jantar é a mesma coisa, assim que sentimos que estamos satisfeitos vamos parar imediatamente de comer. Não vamos comer só para acabar o que está no prato, ou só para fazer companhia a quem ainda n acabou de comer...       
     (Há excepções obviamente, uma delas é  por ex. no caso de desportistas que vão ser submetidos a uma prova física e nesse caso sim, convém antes nos dias antes da prova fazer uma carga de hidratos de carbono).

    Temos que habituar-nos a ouvir e a prestar atenção ao que o nosso corpo nos diz. ;)


Cuidem-se:)

  

“ Não interessa a velocidade a que estás a progredir, o que interessa é que não pares de progredir.”






7 comentários:

  1. Muitos parabéns!!! prometeste e aqui está o teu primeiro artigo sobre nutrição. gostei e até consegue ser um tanto ou quanto engraçado!!!

    continua.... bjs kikicha

    ResponderEliminar
  2. Olha eu gostei muito, ta numa linguagem muito clara e mto próxima do leitor.
    Eu próprio vou seguir estes conselhos e praticar esta alimentação saúdavel adaptando as necessidades do meu corpo.
    Muitos parabens! Um abraço
    Luís Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Bem vou fazer o que dizes aqui ;)
    Tal como pensava o blog ia estar muito bom Continua assim miguel.
    João Quintela!

    www.1992slb.blogspot.com :D (Sportv online)

    ResponderEliminar
  4. Sr. Miguel, isto está mesmo bom... vou cumprir tudo o que disseres lol

    ResponderEliminar
  5. logo, líquidos só 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições, certo? levou louvor por ser bom aluno? ;-)
    abraço de Macau,
    D

    ResponderEliminar
  6. Depende da quantidade de líquido, um copo de vinho tinto por ex. n faz mal nenhum, mas regra geral sim, deve-se beber bastante água fora das refeições;)
    Esse hábito oriental que as pessoas aí na China e no Japão têm de de beber chá verde, quente, às refeições é muitíssimo benéfico. Para além das reconhecidas propriedades do chá verde em si mesmo (efeito diurético e lipolítíco, ie. de eliminar as gorduras), o consumir uma bebida quente ajuda a dissolver as gorduras presentes nos alimentos facilitando a sua digestão, para além de ajudar o estômago a atingir mais prontamente a temperatura necessária à mesma.
    Para esta última finalidade até um copo de água quente serve.

    ResponderEliminar
  7. Sao bons conselhos, e realidades, vou aceitar alguns, pois para boa saude nada de bom se deve rejeitar.
    Obrigado e exitos para os proximos.
    Bilita

    ResponderEliminar