sexta-feira, 16 de outubro de 2009

1 - O porquê de um blog sobre nutrição e desporto e objectivos do blog






    Olá e antes de mais obrigado por cá terem vindo;)




    Vou explicar mais ou menos como este blog vai funcionar;)


    Primeiro o blog é feito a pensar nos amigos (obviamente que tenho todo o gosto em receber todos os visitantes sempre com a esperança que possam mais tarde tornar-se amigos também) e quem me conhece sabe que tenho amigos/as de muitas idades diferentes.
    Estes amigos dividem-se em 2 grandes grupos etários: os de mais de 25 e até aos 30 e tal anos e os com menos de 18-20.


    No caso dos de >25 a principal preocupação quer em rapazes quer em miúdas é com as gordurinhas em excesso, que consoante o sexo se acumulam mais em determinadas zonas. No caso das miúdas há também uma preocupação com a saúde e beleza, no caso dos rapazes algumas lesões, recomendação de desportos, etc..


    No caso dos de <20 a preocupação é também perder alguma gordura e no caso concreto dos rapazes é, para além de perder gordura, ganhar massa muscular. Há também a preocupação com alguns problemas próprios da idade (acne e cenas do género).




    Alguns artigos serão indicados para toda a gente, outros serão mais específicos para uns que para outros. Uns serão sobre nutrição, outros sobre saúde e outros especificamente sobre desporto. Queria pôr um sistema de cores para identificar os destinatários dos artigos mas para já como sou novo nisto dos blogs vou escrever no princípio do artigo para quem se destina, mas obviamente todos os outros também o podem ler.




    Entretanto falta dar uma outra explicação. Era para ter feito o blog antes do Verão, em Julho, mas depois pensei “as pessoas vão vir aqui à procura de soluções milagrosas” e essas não existem já que ou são temporárias ou apresentam sérios riscos para a saúde.


    Como tal achei por bem começar isto só depois do Verão pk o objectivo não é dar soluções milagrosas mas sim soluções que funcionem no médio longo prazo e que se constituam como estilo de vida. A ideia é as pessoas atingirem e manterem a melhor forma e aspecto das suas vidas e não só isso mas também que mantenham e melhorem a sua saúde.




    Mais do que estética diminuir por ex. a percentagem de gordura corporal tem a ver com saúde, ter mais energia, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas e dores de coluna e articulares e uma quantidade enorme de outros problemas físicos.




    Vocês sabiam por ex. que diminuir em apenas 15% a percentagem de massa gorda leva a que o corpo duplique o ritmo a que queima a glucose e a retira do sangue?
     Sabem o que isto quer dizer? Quer dizer que uma pessoa que diminua a sua massa gorda e substitua alguma dessa massa por músculo vai eventualmente pode comer as mesmas calorias que comia antes, não fazer qualquer tipo de dieta (vou explicar o que entendo por dieta num próximo artigo) e ainda conseguir eventualmente reduzir ainda mais o seu peso? Parece impossível? Pois, mas não é. O corpo faz tudo o que nós quisermos se soubermos pô-lo a funcionar para nosso benefício.




    O que se vai propor aqui não é uma vida de sacrifício para evitarmos problemas no futuro, é antes uma via para termos mais prazer e energia na nossa vida diária.


    Por ex. uma boa parte das pessoas aqui conduzem e se calhar já tiveram um carro mais antigo daqueles não são tão possantes. Não notavam a diferença entre quando o carro ia só com vocês ou quando levavam mais 4 amigos e eventualmente coisas no porta bagagens e apanhavam uma subida? O motor do carro era o mesmo, mas quanto mais carga levasse mais se notava esse excesso de peso?
   Pois é, o mesmo acontece com o nosso corpo. Temos uma máquina (coração, músculos, articulações, que para efeitos desta discussão se mantém igual). Se nos livramos do excesso de carga inútil (gordura) (já n estou a falar dos amigos no carro, n sejam mauzinhos xD )vamos fazer todas as tarefas do dia a dia a cansarmo-nos muito menos, seja a subir umas escadas, pegar nos miúdos ao colo, ou estar 2 horas a jogar tennis.
    À medida que o processo se vai desenrolando vamos progressivamente sentir-mo-nos com muito mais energia e com muito mais paciência no final do dia. Reparem que a ideia aqui não é aumentar a nossa esperança de vida daqui a não sei quantos anos, é aumentarmos a nossa qualidade de vida AGORA!




    Já agora não se esqueçam que as gorduras e a falta de forma física não apareceram de um dia para o outro. Como tal e como aqui n se fazem milagres é necessário ter paciência que os resultados vão aparecer. Prometo é desde já que vou tentar tornar o caminho o mais agradável possível e sem passos ou sacrifícios desnecessários.




    Só quero fazer um último comentário que tem a ver com o tipo de linguagem que é usada. Consoante a faixa etária para quem o artigo é dirigido pode haver uma mudança de estilo de escrita, no vocabulário usado e nos exemplos dados. Por isso, olha, aguentem-se;)




    Bom fim de semana, aproveitem este Sol mais primaveril que outonal e 2ª feira contem com o 1º artigo.  Vai explicar porque é que sou completamente contra as dietas;)




    Estejam à vontade para divulgar sff;)


    Obrigado
 
    "Teachers open the door. You enter by yourself"

6 comentários:

  1. boa iniciativa! cá me terás como visitante habitual.
    abraço de Macau,
    D

    ResponderEliminar
  2. o sr. Miguel vai ter o blog mais visitado de todos os tempos lol

    ResponderEliminar
  3. está óptimo! só acho que devias utilizar cores mais energéticas. bjx

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Adorei! Muito útil, meu tio lindo...Bjocas. Lígia
    Vou tentar seguir os conselhos..

    ResponderEliminar
  5. Boa iniciativa.
    Sou instrutora fitness mas agora nas férias continuo com uma fome devoradora, mas não faço praticamente exercício. O que devo fazer para não entrar em grande ansiedade e não engordar nas férias, pois só penso em comida...
    Aguardo conselho, obgd.

    ResponderEliminar
  6. Olá;)
    N é fácil, porque como está habituada a gastar muita energia o corpo pede as calorias necessárias ao que costuma gastar e vai levar um bocado até o corpo sentir que precisa de menos calorias e qd isso acontecer se calhar já acabaram as férias.
    Como tal o mais aconselhável é dar ao corpo o que ele pede. Vamos é tentar dar-lhe comida em muita quantidade mas baixa em calorias. N sei se é adepta de muitos vegetais mas pode fazer uma salada enorme, com imensos vegetais diferentes ou ir variando os vegetais todos os dias e adicionar-lhes uma carne ou peixe são muito boas opções (ou mesmo comer a salada acompanhada de algum grelhado). Pode adicionar peito de frango (ou se achar muito seco, outra parte qualquer desde que cozinhada com pouca gordura), atum grelhado ou salmão grelhado, ou qualquer outra carne ou peixe que goste.
    As fibras contidas nos vegetais fazem com que a digestão leve mais tempo e como tal a energia dos alimentos vai sendo libertada durante um período mais longo de tempo fazendo com que n tenha tantos acessos de fome. Não evite completamente as gorduras pq estas ao fazerem com que a digestão leve mais tempo têm um efeito parecido ao das fibras. N coma a fruta ou sobremesa logo de seguida, coma-a quando lhe começar a dar a fome.
    Tente substituir ao máximo os produtos que consome nas férias por produtos integrais.
    Uma ou duas horas antes do almoço coma umas 5 ou 6 nozes que a vão ajudar a n ter tanto apetite ao almoço. Coma snacks baixos em calorias. N junte leguminosas (grão, feijão etc,) nas saladas pq são muito ricas em calorias.
    À noite coma uma boa porção de carne ou peixe grelhada, com uma salada ou uma boa porção de legumes grelhados (courgettes, beringelas etc). Pode usar também outros vegetais e salteá-los directamente num wok com uma colherzinha de azeite ou cozê-los em pouca água e salteá-los depois de forma a ficarem saborosos e n terem sabor de comida de dieta.
    Evite refrigerantes e demasiado álcool e tente fazer algum exercício na mesma, como caminhar ou correr na praia, nadar, ou se for fazer passeios acelerar o passo nalguns locais (sem deixar os amigos (muito) para trás como é óbvio;)
    N se esqueça do conselho de ir comendo ao longo do dia. As bananas são demasiado elevadas em calorias mas tente comer maçãs e outras frutas diferentes que são muito mais saudáveis que as coisas que comida industrializada.
    E sobretudo n se preocupe em demasia. Para o seu corpo o seu peso ideal deve ser o que tem agora. Ou seja mesmo que cometa alguns pequenos excessos nas férias e que se traduzam num aumento de peso, esse aumento tende a ser temporário. Assim que recomeçar as suas actividades e com um mínimo de cuidados o corpo vai rapidamente ao normal.
    Um resto de boas férias e divirta-se;)

    ResponderEliminar