domingo, 25 de dezembro de 2011

Comer durante as festas sem culpas

Olá amiga/os



A par de vos desejar um bom Natal e umas excelentes entradas venho só partilhar algumas poucas informações sobre estas festas para que vocês se sintam menos culpados quando comerem mais do que o que acham que deveriam ter comido ;)


Então é assim: em épocas como esta, devido às iguarias que se preparam, aos jantares com família, amigos, empresa, à própria natureza da comida que se prepara (muitos doces, incluindo muitos com gemas e muitos fritos) as pessoas como é óbvio comem mais. Comem mais, engordam mais. E muitas das vezes enquanto comem, ou após comerem sentem-se culpadas. Ora o que vos quero dizer é que não há (tirando os casos em que se deve ter muito cuidado por problemas de saúde, tais como o excesso de colesterol ou diabetes por ex.) motivos para se sentirem culpados. Todos os anos há Natais, há férias e as pessoas ganham peso apenas para, com o mínimo de cuidados ou mesmo sem eles, perderem todo esse peso logo após as festividades ou férias. Se pensarem na vossa própria experiência pessoal sabem que isso é assim. Poucas semanas depois das festas e sem esforço ou com muito pouco esforço o vosso peso voltou ao normal.

Isto acontece porque os nossos corpos entendem que o peso que temos actualmente é o nosso peso ideal. Se engordamos uns quilinhos em muito pouco tempo, como é o caso, o nosso corpo entende que estamos com mais peso do que o que devíamos ter, isto é, que este novo peso não é o nosso peso certo, e automaticamente, mesmo que nós não nos preocupemos muito com isso, o corpo começa a livrar-se desse excesso de peso, seja aumentando o próprio metabolismo, seja reduzindo o nosso apetite, seja obrigando-nos a pequenos gastos calóricos, por mexermos mais as mãos, abanar os pés ou pequenos gestos desses aos quais não damos importância. .

Por isso comam nas festas e volto a dizer, não se sintam culpados. O sentirem-se culpados só vai retirar alguma alegria ao momento.

Vou só deixar 2 conselhos que não custa nada seguir.



O primeiro tem a ver com o não haver também necessidade de engordarmos excessivamente e com o que podemos fazer sobre isso.


Como disse há iguarias que só comemos nestas épocas e por isso não vale a pena fazer o sacrifício de não as comer. O que podemos sim fazer é nessas festas evitar coisas que comemos no resto do ano todo, que não são específicas desta época e que não são coisas de que gostemos assim de forma tão especial. Sei lá, podemos reduzir um pouco nas batatas, massas, arroz e comer das outras coisas mais específicas da época.


Outra coisa que podemos controlar, sem praticamente muito esforço é nas bebidas, seja nos refrigerantes no caso dos mais novos, seja no excesso de álcool por parte dos mais velhos, porque como já expliquei anteriormente o açúcar nas bebidas é mais facilmente absorvido, aumentando o nível de insulina e promovendo a acumulação de gorduras. A comida, mesmo os doces, não têm este efeito tão imediato.


E já agora, como estes almoços e jantares duram imenso tempo e a mesa fica posta muito tempo, ajuda bastante se não comermos tudo de uma vez. A mesa está posta, vamos comendo, agora, depois petiscamos mais um pouco, depois o bolo Rei, depois isto, depois aquilo, em vez de comer tudo de uma vez, ficar empanturrados e depois estar 2 ou 3 horas sem comer, só a olhar para a comida.

A 2ª coisa que podem fazer é ter um mínimo de cuidado depois das festas, seja na alimentação e na quantidade, seja em caminhar mais. O corpo vai ao sítio por si mesmo, mas não custa nada darmos uma pequena ajuda.


Continuação de boas festas, um excelente Natal em paz na companhia dos vossos e um 2011 de sonho para todos vocês são os meus desejosJ


Beijinhos e abraços
Miguel de Pompeia

Nota: Leiam também os outros artigos, de preferência por ordem de escrita ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário