domingo, 16 de maio de 2010

Gorduras hidrogenadas

(Visitantes novos leiam os artigos por ordem de escrita;))

Já repararam que as avós têm menos gordura localizada e menos problemas de excesso de peso que as filhas de 30 ou 40 anos ou mesmo que muitas netas? É que antes apesar de não haver grande preocupação com o que se comia, essa preocupação também não era assim tão necessária porque a própria comida era mais saudável. Comiam-se manteigas, banha, muitas comidas à base de porco etc. feitas com muita gordura de origem animal, que não sendo nada saudável era bastante melhor que este veneno chamado gordura hidrogenada que, se se quer manter o mínimo de forma física se deve evitar como se fosse a peste.




Esse tipo de gordura é obtido injectando hidrogénio a alta pressão num óleo de origem vegetal. O resultado é uma gordura barata porque tem um prazo de validade muitíssimo alargado, com as correspondentes poupanças de custos para os produtores de certos alimentos mas com enormes prejuízos/riscos para o consumidor. Com efeito sendo uma gordura criada artificialmente o nosso corpo não a reconhece e não sabe o que fazer com ela. Como tal a mesma, depois de consumida, fica a circular no sangue até cerca de mês e meio até o corpo decidir o que fazer com ela. É como se estivéssemos numa biblioteca enorme e alguém não soubesse o que fazer com certos livros e por isso deixa-os numa estante ao calhas. Quando os quer encontrar não se lembra onde os pôs e como tal como a biblioteca é enorme não os consegue encontrar porque também não havia nenhuma prateleira certa onde era suposto eles terem sido guardados.


O mesmo acontece com essa gordura, o corpo acaba por depositá-la em qualquer lado mas quando necessita de energia não a vai buscar porque já não sabe bem onde a guardou e nem sabe bem como a usar se a encontrar. Como tal, depois de depositada no corpo é extremamente difícil, mesmo com exercício físico intensivo tirá-la do corpo.


É por isso que se veêm miúdas e rapazes bem jovens já com grandes problemas de excesso de gordura corporal. Ainda mais grave que isso é que o consumo desse tipo de gordura está associado a mais problemas cardiovasculares que o consumo de gorduras saturadas. Basta imaginarem o que é comerem alguma coisa com gordura e esta ficar a circular 2 meses no sangue...


Como tal vou ter mesmo que vos alertar para o facto de que se querem ter um estilo de vida minimamente saudável e viverem uma vida longa com qualidade vão ter que habituar-se a perder um bocadinho de tempo a ler os rótulos das embalagens. Como tendemos a consumir os mesmos produtos regularmente não vão sequer perder assim tanto tempo. Só mesmo quando experimentarem produtos novos.


Portanto nas próximas semanas preocupem-se em ler os rótulos dos produtos que consomem e evitar como se fosse a peste qualquer produto contendo este tipo de gordura.


Para saberem mais facilmente onde procurar, a gordura hidrogenada encontra-se presente em inúmeras coisas mas sobretudo em produtos como algumas margarinas, massa folhada, massa quebrada, bolachas, bolos, refeições congeladas entre outros. A legislação obriga a que todos os ingredientes sejam indicados no rótulo por isso se o produto que consomem contém essa gordura, escolham outro do mesmo gênero que não a contenha. Só para dar um exemplo, eu gosto de comer bolachas Oreos, que não contêm essa gordura, mas há uns dias ia comprar o equivalente a essas bolachas no Lidl para experimentar, e não comprei porque essas sim já continham (e bastante) gordura hidrogenada.
É uma questão de procurarem marcas diferentes.


Se quiserem facilitar a tarefa uns dos outros, quando se depararem com produtos de marcas bastante comuns que usem esse tipo de gordura, ponham aqui nos comentários e assim cada um contribui um pouco para sabermos que produto e de que marca é que devemos evitar, boa?


É por comerem praticamente só comidas processadas contendo este tipo de produtos e outros igualmente maus que 65% dos adultos americanos são obesos e essa pandemia está também a chegar cá. A obesidade tem a ver com o estilo de vida sedentário, isto é, uma ausência de actividade física, mas tem MUITÍSSIMO MAIS A VER com o facto de cada vez mais, nas sociedades industrializadas se processarem cada vez mais os alimentos. Comemos cada vez menos os alimentos como eles saem da Mãe Natureza e cada vez mais da forma como as fábricas nos-los vendem. Vejam por ex. como é que é possível que nos vendam um pacote de bolachas com chocolate por 1 €? Teve-se que pagar as matérias primas, o seu transporte e o do produto final, a embalagem toda especial, as máquinas de embalar, o forno, os empregados, as instalações da fábrica etc. e no fim pagamos 1 €? Quando um bolinho custa esse mesmo preço? Só se conseguem esses preços à custa da redução de muitos custos e muitos desses custos são na qualidade e tipo de matéria prima por isso os produtos que são usados têm que ser cada vez mais baratos.


A este minúsculo rectângulo chega, mais tarde ou mais cedo, tudo o que chegou aos outros países mais industrializados primeiro. Chegou a televisão, chegaram os computadores, os telemóveis, como estão a chegar também a obesidade e os vários problemas que a acompanham como as doenças cardiovasculares e a diabetes. Se 65% dos americanos são obesos os números aqui não serão muito diferentes.
Cabe a cada um de nós individualmente tomar a decisão de se quer ser mais um número numa estatística.....

Pensem nisso e boa semana :)

Sem comentários:

Enviar um comentário